“Trip”de voo!

 

Todo mundo adora viajar não é mesmo? Seja para perto, para longe, de carro, navio ou avião, viajar sempre é uma experiência diferente e na maioria das vezes muito boa.

Nós voadores também adoramos conhecer lugares diferentes, voar em novas montanhas, desafiar nossos limites, quebrar nossos recordes, conhecer voadores de outros lugares, trocar experiências.

Neste ano faremos uma viagem para a cidade de Jaraguá, no estado de Goiás. É um dos melhores lugares de voo do país, e um dos mais desafiadores também, principalmente por causa da sua decolagem, quase sempre bem forte e explosiva e também por causa de suas térmicas, com uma energia incrível, podendo nos levar para cima com uma velocidade muito grande, alcançando perto dos 3.000 metros de altitude (há registros de voadores que chegaram perto dos 5.000 metros).

Para realizar uma viagem dessas é preciso bastante organização e programação prévia. Desta vez, faremos esta viagem num grupo de 5 amigos voadores. Segue o nome deles e seus respectivos recordes de voo em linha reta: Márcio (187,5km), João Batista (153,9 km), Dudu (120,9 km), André 113,6 km), Betinho (70,3 km). Todos 5 já possuem bastante experiência e boa habilidade, somente o Betinho ainda não foi para este lugar, todos outros já experimentaram os céus de Goiás.

A maioria dos pilotos de Cross Country busca voar o mais longe possível, essa é a essência do voo livre, decolar, sem saber onde vai pousar, somente ir, ao sabor do vento, buscando as térmicas que funcionam como postos de gasolina para a gente, ali nos abastecemos para ir cada vez mais longe.

Além de detalhes básicos de uma viagem, como Passagens, hotel, alimentação, malas, temos algumas outras coisas em especial para pensar quando viajamos para voar, e o principal é o RESGATE.

Desta vez iremos alugar uma “mini-van”, onde possa caber todos os parapentes, mais 5 pilotos mais um motorista. Iremos contratar um motorista local, da cidade de Jaraguá-GO mesmo, que já conhece bem a região. E como funciona isso?

Bom, normalmente decolamos numa sequência bem rápida, para que os 5 tentem voar o máximo de tempo juntos. Logo após a decolagem procuramos a primeira térmica, para subir o máximo possível e iniciar nosso voo de “Cross Country” (voar o mais longe possível). Se conseguirmos fazer isso de forma que os 5 pilotos saiam juntos para o Cross é o melhor cenário, dessa forma formamos um “pelotão” voando lado a lado e “mapeamos” de uma forma melhor onde estão as térmicas, de forma que se um dos 5 começar a subir, os outros 4 seguem ele para subir juntos, até alcançar o topo da térmica e partir para a próxima e assim por diante.

Enquanto isso, nosso “resgate” irá iniciar seu trajeto por terra logo após nossa decolagem, todos portam rádios de comunicação para facilitar e também usaremos aplicativos de localização em tempo real nos celulares de forma que o resgate saiba sempre, em tempo real, onde estamos voando.

Este tipo de voo dura normalmente de 3 a 5 horas, e um voo de 150 km em linha reta, equivale a aproximadamente 250 pelas estradas, ou seja, em torno de 500km rodados todos os dias pelo resgate.

Iniciamos nosso dia por volta das 7:30, para acordar, tomar café, separar os equipamentos e subir a rampa, decolamos por volta das 11:00 horas e pousamos em torno de 17:30, se o resgate for eficiente, estaremos de volta ao hotel por volta das 21:00 horas, para jantar, descansar e no outro dia começar tudo novamente.

Para quem quiser acompanhar como será esta nossa trip, irei colocando nosso dia-a-dia nos stories do meu instagram que é @duduparapente.

Tento não criar expectativas, mas sim, tenho um objetivo que é chegar aos 200km voados em linha reta, é um desafio enorme e bastante difícil, mas tenho fé que será alcançado, se Deus quiser.

Sobre tudo, independente de recordes ou não, o que mais queremos é nos divertir, adquirir ainda mais aprendizado e experiências e volta para nossas famílias da mesma forma que saímos daqui, sem nenhum acidente e prontos para uma próxima, que Deus nos abençoe. Let’s fly!

 

DCIM118GOPRO

 

Comments

  1. O voo livre é com certeza o Esporte mais fantástico do Mundo! Toda a vibe e energias positivas para os 5 irmãos! Bora pra cima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *