Entrada do pavilhão Mar Adentro : Foto Marlon Delai

A The Ocean Race, além de ser a maior competição a vela do Mundo, percorrendo os sete mares também tem uma missão importantíssima, talvez a mais importante: A necessidade de cuidarmos de nossos mares. Inúmeras iniciativas são incentivadas como a conscientização do uso de nosso recursos, especialmente o plástico e o impacto em nossos oceanos.

O plástico é um dos principais vilões, devido a sua abundância assim como suas propriedades materiais correspondendo ao maior resíduo encontrado em nosso oceano. Devido o seu longo período para decomposição o retalhamento deste material vai fragmentando em partículas cada vez menores dando origem ao microplástico.

Este pequeninos fragmentos são geralmente confundidos com comida e ingeridos por animais marinhos o que pode causar desde a asfixia , assim como a fraqueza extrema devido a ao impedimento de alimentação.

Itajaí é a 1ª cidade brasileira a participar da campanha Mares Limpos já em 2018 na edição anterior da então Volvo Ocean Race. Esta campanha é organizada pela ONU, onde há o comprometimento em trabalhar em políticas públicas no combate ao lixo no mar, especialmente o plástico. Com isso o Instituto Itajaí sustentável (INIS) vem executando ações de limpeza de praias e rios com o objetivo de conscientizar a população dos impactos nocivos ao meio ambiente.

Para tal, nesta edição da The Ocean Race, foi montado um pavilhão exclusivo dedicado ao tema que merece ser visitado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.